jusbrasil.com.br
15 de Outubro de 2019

As vantagens de duas licenciaturas na vida prática

Valdivino Sousa, Contador
Publicado por Valdivino Sousa
há 9 meses

O Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa comenta as vantagens de duas licenciaturas na vida prática, ele é Professor e possui licenciatura em Matemática e Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia e Educação Matemática comparada. Além disso, ele é graduado em Ciências Contábeis e Direito. No âmbito pedagógico o diferencial em ter uma dupla licenciatura é o leque de trabalho numa instituição educacional.

Se a pessoa é formada em Pedagogia ou em Matemática vela a pena cursar Matemática caso goste da disciplina, para muitos a Matemática é vista como difícil de entender, que não é verdade. Apenas é uma área como qualquer outra, e se trata de Licenciatura durante a graduação o aluno não vai deparar só com cálculo, mas sim com outras matérias.

Algo para engajar seus alunos.

Muitas das vezes os professores sentem que falta algo para engajar seus alunos, ou seja, motivá-los. O professor de Matemática tradicional sente que lhe falta algo que o ajude a mobilizar e engajar seus alunos, talvez devesse considerar que na sua frente estão mentes muito complexas, que exigem uma formação bem consistente. E que tal pensar cursar Pedagogia? A pedagogia é um curso voltado com um olhar para o próximo, o humano é visto com outros olhos. E para evitar aquilo que temos convencionado chamar de “herança maldita da formação” e ter mais consciência de nossa fragilidade, o importante sociólogo suíço, Philippe Perrenoud, nos alerta, é “necessário sabê-lo e é preciso controlar as influências que exercemos sobre o aluno”. (1993).

Valdivino Sousa explica que “o diferencial em Pedagogia de outras licenciaturas é que ela nos mostra a vida de uma forma mais humana, o pedagogo tem uma visão humanista e projetista, saber ensinar, é ter nas mãos as ferramentas e abordagens pedagógicas para ensinar”.

Ele ressalta que na formação em pedagogia estudamos os pensadores da Educação, entre eles: Aristóteles Século XVI, Comenius Século XVIII, Herbart e Rousseau do Século XIX, Bachelard, Dewey, Decroly, Freinet, Gramsci, Steiner, Makarenko, Montessori, Piaget, Vygotsky, ambos do Século XX, Anísio Teixeira, Arroyo, Carl Rogers, César Coll, Cury, Dermeval Saviani, Edgar Morin, Emilia Ferreiro, Gardner, Gadotti, Hannah Arendt, Jacques Delors, Libâneo, Lobrot, Paulo Freire, Perrenoud, Pierre Bourdieu, Skinner.

Cursar mais uma licenciatura ampliam a formação e possibilidades de emprego?

A coordenadora de Licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades, Margareth Polido Pires, afirma que a dupla licenciatura torna a aproximação com os conteúdos da Matemática ainda mais sólida, focada e especializada.

Isso significa que sua forma de lidar com o aluno será mais segura, terá mais elementos para entender a lógica dos alunos, para construir atividades mais dirigidas às necessidades deles e ampliar, certamente, a aprendizagem.

Ela também lembra que este profissional, pedagogo e matemático duplamente especializado, poderá lecionar também no Fundamental 2 e no Ensino Médio, com a vantagem de que, sua formação em Pedagogia lhe permite atuar como Diretor de Escola e Coordenador Pedagógico, estando mais apto (a) para lidar com questões específicas destes dois segmentos.

As licenciaturas em Pedagogia e Matemática são irmãs?

Segundo Ricardo Plaza Teixeira, docente e coordenador do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Caraguatatuba, os dois cursos são irmãos, pois como todos os cursos de licenciatura, formam aqueles que atuarão em escolas e, grosso modo, se diferenciam, basicamente, apenas pelas faixas etárias.

Para Teixeira, é importante que o professor que fez Pedagogia saiba que fazer uma licenciatura em Matemática ajuda a melhorar a forma de ensinar seus alunos, bem como Matemáticos que venham a fazer Pedagogia vão conhecer as questões educacionais envolvidas na aprendizagem, na infância, nos primeiros anos de escola. Os dois cursos se somam positivamente.

Neste mesmo sentido o Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa diretor pedagógico do Instituto Universe, explica que “o professor de Matemática tendo também a licenciatura em Pedagogia com certeza vai ter uma didática melhor para ensinar e compreender a dificuldade de cada aluno, ambos os cursos se interliga suas características”.

O professor de Matemática possui a segunda maior atribuição de aulas nas escolas? Isto significa que, além de não faltar aulas para compor sua jornada, esta é, muitas vezes, completada em um único estabelecimento de Ensino.

Inúmeras pesquisas apontam que nos próximos anos haverá aumento da demanda por profissionais, sejam eles Pedagogos ou Matemáticos, pois o Brasil já apresenta um déficit nessas áreas. Imagine se você tiver essa dupla formação!

O diferencial de duas Licenciaturas em Matemática e Pedagogia

Para concurso público na área de educação faz o diferencial ter duas Licenciaturas em Matemática e Pedagogia, o Estado, ou Município valoriza um profissional com essa característica. O mercado em escolas privadas também enxerga este currículo com outros olhos, ou seja, ver um candidato mais habilitado para a vaga.

“O professores de outras áreas que atuam em escolas do Estado ou Municípios que têm formação só em Matemática, Engenharia, Física, ou Química são cobrados para cursar a Licenciatura em Pedagogia”. Diz Valdivino Sousa.

Além de tudo isso, poderá pleitear trabalhar com formação de professores, tanto nas escolas básicas quanto em nível superior, podendo ser assessor pedagógico e detentor de conhecimentos que poucos profissionais possuem.

Ser professor

Ser professor, é uma vocação de um sacerdócio e sabemos que no Brasil, não implica em ter uma boa remuneração, mas é bem verdade que poucas profissões têm conseguido alcançar a rentabilidade merecida. Optar pela educação é uma escolha que traz desafios, mas inúmera vantagem. O Professor lida com o público, alunos de várias culturas e suas diferenças particulares. A maior vantagem será a oportunidade de trabalhar em contato direto com pessoas, vivendo a experiência maravilhosa do encontro, da novidade e de, bem de perto, ver as crianças e os adolescentes crescendo intelectualmente e como sujeitos, com o apoio da sua ajuda qualificada. Isto, de fato, não tem preço! Pense nisso.

Fonte: Folha Online

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)