jusbrasil.com.br
30 de Novembro de 2020

CFC divulga edital Exame 2020.2 a prova será online

Valdivino Sousa, Contador
Publicado por Valdivino Sousa
há 2 meses

O CFC e a Consulplan que aplica a prova divulgou o segundo edital do Exame de Suficiência 2020.2, do Conselho Federal de Contabilidade.

O concurso visa à obtenção de registro na categoria Contador, podendo ser prestado pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.

As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente, no site da Consulplan, no período entre 22 de setembro e 22 de outubro de 2020, observado o horário oficial de Brasília (DF).

Lembrando que não basta apenas se inscrever no concurso para garantir a candidatura. Também necessário efetuar o pagamento da taxa fixada no valor de R$ 50,00. O boleto bancário deverá ser pago, impreterivelmente, até o dia 23 de outubro de 2020.

As datas do edital Exame CFC 2020.2 está assim:

Inscrições: 22 de setembro a 22 de outubro. Isenção da taxa: 22 a 24 de setembro. Último dia para pagamento: 23 de outubro. Aplicação da prova: 08 de novembro.

Leia o Edutal na íntegra: Site Consulplan

Comunicado disponível no clique e Leia site do CFC sobre o edital 2020.2

Polêmica e problemas na última prova.

Polêmica: na última prova Exame CFC 2020.1, aplicada no dia 16 de Agosto, como é de conhecimento de todos, o CFC aplicou a prova online, mas o site da empresa Consulplan que aplica a prova apresentou problemas, e prejudicaram muitos candidatos em todos os Estados. Nas redes sociais os candidatos se manifestaram sobre os erros encontrados durante a prova.

Muitos não conseguiram fazer todas as questões, durante a prova o servidor caiu por não suportar mais de 40 mil pessoas logadas. Essa foi a primeira experiência do CFC com prova online, e devido a pandemia essa foi a opção mais viável.

As questões foram teóricas em nível de concurso público, que não tem nada haver com a atuação do Contador na prática. Mas o CFC insiste com o chamado exame de suficiência, na época a Lei nº 12.249/2010 que rege a obrigatoriedade do exame foi sancionada pelo presidente: Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União em 14 de Junho de 2010.

Como a prova estava estruturada para aplicar?

Segundo edital e manual disponibilizado pela Consulplan, a prova iniciaria às 09h30min até às 14:00 hs, o candidato acessaria o site da empresa e com os mesmos dados de inscrição CPF e Senha logava daria início a prova.

No início da prova alguns candidatos já não conseguiram logar, e depois somente às 10h30min conseguiram. Por volta das 11:00 hs a plataforma da prova começou a ficar lenta, e demorada para salvar a questão e pular para a próxima. As 12h45min o site saiu do ar, e começou deslogar os candidatos automaticamente, ou seja, ao clicar para gravar uma questão, o sistema travava e dava erro, os erros foram diversos como pode ver mais adiante.

O principal erro era: Error HTTP 503 the Service Unavailable.

Leia a matéria na íntegra: Portal Contábeis

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia!

Está sendo muito desgastante fazer essa prova, pq a primeira 2020.1 foi horrível para acessar e depois começou a travar tudo, estou fazendo pela segunda vez ou seja exame 2020.2, não consigo nem acessar, so apresenta site indisponível como pode, agora isto é em todos os Estados. Desde já fica aqui minha indignação, vcs estão nos prejudicando inclusive moral e mentalmente. continuar lendo

Verdade Rosineide, nossa refutaçao e indigançao, disso tudo aff continuar lendo

também não estou conseguindo.

Agora abriu o portal da consulplan porém não consegui acessar e achar o botão que encaminha para as provas. continuar lendo

Não estou conseguindo acessar o site da Consulplan.
São Paulo / Capital continuar lendo

também não estou conseguindo acessar.

Mato Grosso! continuar lendo

Não estou conseguindo acessar o site, está dando erro. continuar lendo

Aqui também não estou conseguindo continuar lendo

É um absurdo, já tiveram problema com a primeira prova e na segunda cometem o mesmo erro, não fizeram nada para sanar o problema, já são 10:20 e ainda não foi possível entrar para fazer a prova, agora pergunto com qual tempo e calma que a pessoa fará essa prova? arrecadaram milhões das pessoas para fazer essa palhaçada! continuar lendo

lamentavel esse trantorno a todos q se dedica tempo pra estudar e no dia nada. Pra começar n mandaram nem o LINK no meu mail pra sertificaçao da prova.
Poderar entrar com 1 hora d atrazo mais falta so 4 minutos pra encerrar quenentro ou deu sorte ta faendo mais quem n entro pago boleto ai fica a pergunta né q sera desse continuar lendo